VOCÊ SABE O QUE É ASSISTENCIA DOMICILIAR ( HOME CARE)
O termo Home Care significa “cuidados no lar”, ou seja, é a continuidade do tratamento hospitalar no conforto da residência do paciente.
Tais assistências é indicada no tratamento de diversas patologias (momentâneas ou permanentes) ou em casos de reabilitação de acordo com a necessidade de cada paciente seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso. Podendo envolver os serviços de uma equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta (respiratória e motora), fonoaudiólogo, dentre outros, que prestarão os serviços com a mesma qualidade daqueles realizados na internação hospitalar com as particularidades de cada paciente.
O atendimento domiciliar é uma opção que prioriza o paciente, uma vez que, longe de hospitais e de internações longas, há menor risco de infecção hospitalar; o contato com o ambiente doméstico atua de forma positiva no lado emocional e psicológico o quê, comprovadamente, aumenta a imunidade e a resposta ao tratamento.
Fisioterapia
Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), a “fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos ou sistemas do corpo humano”.
A entidade reforça ainda, que “o objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções”. Visando otimizar a recuperação , promovemos esse atendimento no conforto da sua residência, promovendo inúmeros benefícios tantos físicos quanto psíquicos.
Médico
O atendimento médico domiciliar é uma alternativa cada vez mais indicada por médicos que acompanham pacientes estáveis, ou seja, não estão na fase aguda de doenças e não necessitam cuidados emergenciais.
A desospitalização tem se mostrado uma tendência na área da saúde, pois traz inúmeros benefícios para pacientes, familiares e a administração de sistemas de saúde, tanto pública quanto particular.
As vantagens para recuperação do paciente estão diretamente ao conforto e proximidade com a família, além do atendimento personalizado, seguindo as orientações médicas para um ambiente seguro para cuidados domiciliares.
Fonoaudiologia
Com o envelhecimento, podem surgir problemas como o enfraquecimento dos músculos e dificuldade na hora de se alimentar, engasgos e, possivies riscos de bronco aspirações. Tais adversidades podem ou não estar ligadas a doenças degenerativas.
Todas estas alterações merecem atenção, uma vez que a diminuição das capacidades de mastigação e deglutição podem provocar deficiência nutricional.
Terapia Ocupacional
Uma das principais vantagens da Terapia Ocupacional é a contribuição para uma melhor qualidade de vida e manutenção da saúde física e mental. Como a especialidade trabalha com a reabilitação, o indivíduo se sente estimulado e mais confiante, favorecendo a sua autoestima.
As atividades comuns do dia a dia são as ferramentas de trabalho do terapeuta ocupacional, que buscam melhorar o desempenho funcional dos seus pacientes. Por isso, nada melhor que contar com esse serviço dentro do próprio lar, com os cuidados humanizados, conhecido como home care.
Nutricionista
A alimentação está diretamente ligada na melhora da saúde e expectativa de vida, porém sabemos que com o passar dos anos a redução das papilas gustativas pode ocasionar na perda da percepção do sabor levando à necessidade de ingerir alimentos mais doces ou condimentados.
Por isso, é muito importante ter um acompanhamento profissional com um nutricionista principalmente nos idosos, dessa forma é possível suprir suas necessidades nutricionais sem deixar de fazer da alimentação um momento prazeroso.
Psicólogo
Atendimento psicológico home care está disponível para famílias e pessoas que têm dificuldade para se locomover até o consultório, seja por limitações logísticas, clínicas ou físicas. É por essas e outras razões que alguns terapeutas oferecem o atendimento domiciliar como solução.
No ambiente domiciliar o psicólogo pode acompanhar a realidade do paciente, analisar as contingências do ambiente em relação ao paciente, bem como observar as características da dinâmica familiar. Evidentemente, o sucesso na superação da queixa apresentada pelo paciente está muito mais relacionado ao vínculo que se estabelece entre o profissional-paciente do que relacionado ao local onde se estão sendo realizadas as sessões de terapia.